terça-feira, 23 de setembro de 2008

PODE-SE SER UM MACHADO DE ASSIS?

Machado de Assis era mulato, de origem humilde, epilético, nunca cursou universidade, viveu na época escravocrata, sabia francês mesmo passando praticamente toda a vida no Rio de Janeiro e com apenas 15 anos já publicava poemas na imprensa. Atualmente, com um currículo desses ele conseguiria no máximo uma vaga na universidade pelo sistema de cotas, depois disso talvez empacasse. Mas não, hoje, é considerado, pelos críticos de todo o mundo um autor de primeira linha da literatura mundial. O que ele fez para tal guinada? Tudo levava a crer que ele seria, natural para a época, mais um mulatinho servindo aos senhores. Que mistério é esse?

Em uma das suas biografias vê-se lá: "Machado era ambicioso. Tinha uma noção clara do seu próprio valor. Sabia da sua superioridade em relação aos seus pares da época. Além do que, queria subir socialmente e ter reconhecimento intelectual". Ele sabia que tinha talendo para a escrita mas, sabia também que só isso não bastava. Então trabalhou com tenacidade, extrema dedicação. Dizem que ele não acreditava no improviso, no tudo é fácil. Traçou uma meta e nada o desconcentrou. Ignorou severas críticas por não se envolver nos movimentos abolicionistas e foi em frente. Taí então o pulo-do-gato. Assemelha-se aos mandamentos para o sucesso absoluto em qualquer área que se queira. Pelo menos é o que se vê nos cursos para empreendedores, executivos e por aí a fora.

Todavia, há algo mais, o que se observa é que Machado (olha a intimidade) possuia uma auto-estima invejável, nada abalou sua crença interna, mesmo na contramão da realidade da época, aliou a crença em si mesmo às ações. A dúvida poderia se equivaler a uma gota de limão no leite das possibilidades. O vento a favor foi, sem sombra de dúvida, descobrir o próprio talento, um tento e tanto, a grande maioria das pessoas tombam sem compreender a que veio.

Contudo, quando se alinha todas essas variáveis, que de uma maneira ou outra, ele fez com que lhe fossem favoráveis, e como se isso não bastasse, desconfia-se, pelo resultado da sua obra, que houve também na época uma conjunção astral rara (essa teoria fica por minha conta).
Portanto, conclui-se peremptoriamente: não se pode ser um Machado de Assis, assim, assim.


















2 comentários:

Anônimo disse...

Isto me lembra: é incrivel a força que as coisas tem, quando precisam acontecer. A gente nunca consegue ter certeza se algumas pessoas sao predestinadas ou so determinadas e focadas. Mas, seja o que for, é impossivel nao admirar uma pessoa com uma trajetoria desta. Talvez seja uma mistura de talento, sorte e esforço.Sorte a nossa!!

everaldo disse...

realmente não podemos ser um machado(olha a minha intimidade tb)rsss, asim, assim, isto é um privilegio de poucos, dectar o saber, valorizar e correr atras, poucos humanos tiveram e tem esta capacidade........