sexta-feira, 26 de setembro de 2008

PALAVRAS PRESAS NO PAPEL SÃO REMÉDIOS

  • Escrever faz com que as idéias encontrem coerência. Liberta a alma, surpreende. A chance de voltar atrás, deletar, colocar sinônimos sem dano a nada e a ninguém é impar. Só pensar é um emaranhado meio sem sentido, é aquele rolo embaraçado. As palavras marcadas no papel podem até assombrar, mas só vão ferir depois de muito pensar.
  • Quando as palavras são ditas ao vento, no disse-me-disse, na conversa de comadre, no botequim, na esquina e outras mais, pressupõem-se banalidades, dizeres sem importância. Necessariamente não o são. Seria demais querer todos os faladores escrevendo tudo, não deixa de ser um impropério, mas pode se salvar um numa roda de muitos. Aquela embolada de opiniões, raciocínios interrompidos, e ditos geniais se perdem por aí por vagueação. O olho no passado só é possível por meio das palavras, desenhos, sinais, marcas, são caminhos traçados, que quando achados, lá se vão todos atrás se deliciar de descobertas do remoto.
  • Basta começar, os dedos ficam como que tomados. É possível que haja uns varais com milhares de palavrinhas dependuradas, espiando, esperando, quando lhes dão chance elas vêm e vão ocupando seus lugares, algumas erram o rumo, perdem pedaços, ficam completamente fora do contexto, do texto, e de tudo o mais, a briga para aparecer nas entrelinhas é bem marota. E aqui os dedos vão chamando. Fazer o quê? Quando se gosta das palavras é só invencionice mesmo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas escrever requer coragem. É como se uma parte da pessoa ficasse impressa p sempre. Sem volta. É o pensamento,o sentimento da hora. Dá medo. E a gente acaba escolhendo uma area de conforto.

everaldo disse...

bom, escrever é um dom e quem não o tem deve abster-se, pois, pode dizer coisas q não seriam construtivas. eu tenho muita inveja de quem escreve bem, agora vou começar a ter inveja de vc tb, rssssssssssssssssss, no bom sentido. seus textos são ótimos, continue ajudando-nos a entrar no fascínio q é a literatura............